Projeto 1° semestre de 2011

Projeto 1° semestre de 2011

 

1) Identificação do Projeto
Título: Elaborando um livro de receita
Professor: Tatiana Gracia Amorim
Escola: E.P.M Isaac Borges Capilé
Ano/Turma: 5° ano Ú Turno: Matutino
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto:
Língua Portuguesa, Artes, /Matemática

  1. Justificativa
Dada a importância de conhecer os elementos das diversas tipologias textuais, desenvolveremos neste projeto um estudo sobre os textos instrucionais, evidenciando a receita culinária.
Desta forma os alunos terão a oportunidade de identificar os elementos deste tipo de texto, visualizar portadores de texto e produzir por meio de um editor de texto a sua própria receita e um filme sobre a receita escolhida pela sala, dando dicas de elaboração e colocando em prática a receita.
  1. Objetivo Geral:
Identificar a receita como sendo um texto instrucional

4) Objetivos Específicos:
Conhecer os elementos que compõem o texto instrucional
Ler e identificar textos instrucionais
Produzir um texto instrucional individual e formar coletivamente um caderno de receitas para o dia das Mães
Realizar um prato selecionado pela sala, para fazer um filme da sala, evidenciando os elementos do texto instrucional e sua importância.
Utilizar os recursos tecnológicos em beneficio do aprendizado do aluno e democratizar o seu uso, possibilitando aos alunos o contato com o editor de textos, planilha eletrónica, Paint e editor de imagens.

  1. Metodologia e estratégia de ação:
O projeto será desenvolvido nas seguintes etapas:
  1. Leitura de textos instrucionais , identificando seus elementos e possíveis portadores;
  2. Ordenar na sala de tecnologia texto instrucional (receita - culinária)
  3. Fazer leituras de textos instrucionais e interpretação de texto no “Impress”
  4. Realizar pesquisas e trazer para a escola receitas culinárias para formar o livrinho
  5. Digitalizar as receitas no Br Office Writer
  6. Desenhar no Paint capa para o livro de receitas para as mães (Concurso- selecionar a melhor capa)
  7. Realizar situações problemas no “Calc” dobrando, triplicando os ingredientes das receitas
  8. Por em prática a receita selecionada fazer um filme e depois assistí-lo.
  9. Imprimir os livrinhos para serem dados como lembrança para o Dia das Mães


  1. Atividades:
Leitura e interpretação de texto (Impress), Pesquisa, Digitalização (Writer), Ilustração (Kolour Paint), Filmagem, Situações problemas (Calc)

7) Cronograma: início dia 04/2011 e término dia 06/2011.

  1. Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas)
Computador, livros, Data show, Editor de texto (Writer), apresentação eletrônica (Impress), planilha eletrônica (Calc), Programa de pintura (KolourPaint), máquina fotográfica.

9)- Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua com o decorrer das aulas através da participação e empenho ao executar as atividades propostas.