Brincando com as rimas

PROJETO - BRINCANDO COM AS RIMAS







Título: BRINCANDO COM AS RIMAS
Professora responsável STE: Marjorie Antonietta Lageano
Professoras parceiras: Joisemar Alem Soares e Luciana A. A. Fernandes
Escola Polo Municipal Professor Isaac Borges Capillé
Ano/Turma: 2º B e C                            Turno: Vespertino
Disciplina atendida com o Projeto: Língua Portuguesa.


Apresentação
Partindo do pressuposto que a Escola Municipal Professor Isaac Borges Capillé busca incessantemente a excelência em alfabetização e que para tanto acredita que todo aluno deve ser estimulado a ler e a produzir, pensamos na elaboração e execução deste projeto que terá como resultado final a união de esforços tanto das professoras regentes quanto da professora responsável pela sala de tecnologia bem como da coordenação da escola, que juntas, proporcionarão a reunião de muitos conceitos, e por que não dizer, conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Unir sala de aula e sala de tecnologia é o desafio e o encantamento deste projeto.

Objetivo Geral:
Desenvolver na criança o fascínio pela leitura e a paixão pela produção escrita de poesias.   


Desenvolvimento:
O trabalho será realizado em etapas:
1 – Leitura de diversas poesias: com rima, sem rima, visual, etc..., leitura essa que será realizada tanto em sala quanto na STE, quer seja no computador, quer no data show (quando tratarmos de poemas visuais).
2 – Após a leitura, os alunos virão à STE para então por em prática aquilo que aprenderam em sala coma professora regente, ou seja, utilizando o BrOffice.org Writer os alunos irão digitar em poemas previamente selecionados as rimas que lhes foram propositalmente retiradas.
3 – Distribuiremos três poesias para cada aluno com o objetivo de que realizem a complementação das mesmas, utilizando as rimas que eles entenderem mais adequadas.
4 – Após a correção da atividade e as possíveis intervenções das professoras, convidaremos os alunos para ilustrar suas poesias e, para tanto, usaremos o Tux Paint.
5 – Findada a ilustração das poesias, mostraremos aos alunos a poesia original, com as rimas utilizadas por seus autores para que os mesmos percebam se houve diferença ou não na escolha das rimas.
O projeto permanece em constante construção e, em razão disso, outras atividades poderão e serão implantadas.


Referências:

Para Ler e Reler – João Batista Araújo e Oliveira e Juliana Cabral Junqueira de Castro (Organizadores)
Revistas Nova Escola – pesquisas a respeito de alfabetização e de como implantar projetos educacionais para crianças em alfabetização.